Data Warehouse x Data Lake: Conceitos e Diferenças

Para entender melhor as diferenças entre Data Warehouse x Data Lake, é necessário identificar os dois conceitos para depois entender as diferenças. 

O que é Data Warehouse?

Um Data Warehouse é o local em que todos os dados de uma empresa são armazenados. Ele funciona de maneira similar a um estoque.

Os data warehouses destinam-se exclusivamente a realizar consultas e análises avançadas e geralmente contêm grandes quantidades de dados históricos. Os dados em um data warehouse geralmente são derivados de uma ampla variedade de fontes, como arquivos de log de aplicativos e aplicativos de transações.

Há diversos benefícios em possuir um Data Warehouse, porque por meio dele, fica mais fácil encontrar e solucionar inconsistências em informações, e consequentemente, tomar decisões mais precisas, orientadas por dados.

Em um data warehouse  geralmente encontramos os seguintes elementos:

  • Um banco de dados relacional para armazenar e gerenciar dados
  • Uma solução de extração, transformação e carregamento (ETL) para preparar os dados para análise
  • Análise estatística, relatórios e recursos de mineração de dados
  • Ferramentas de análise de clientes para visualizar e apresentar dados aos usuários de negócios
  • Outros aplicativos analíticos mais sofisticados que geram informações práticas aplicando ciência de dados e algoritmos de Inteligência Artificial (IA)

Dentro dos Data Warehouse, vamos encontrar dados estruturados, uma vez que eles não são adequados para o armazenamento de dados não estruturados, para armazenar esse tipo utiliza-se Data Lake.

O que é Data Lake?

O data lake é um repositório que centraliza e armazena todos os tipos de dados gerados pela e para a empresa. Eles são depositados ali ainda em estado bruto, sem o processamento e análise e até mesmo sem uma governança.

A ideia é manter na organização dados que podem ser estrategicamente úteis, mesmo que eles, na realidade, não sejam requeridos em nenhum momento posterior.

Os Data Lakes, às vezes referidos como “a fonte do Big Data”, são repositórios de dados que se adaptam muito bem aos dados não estruturados.

 Assim como os Data Warehouses, eles são repositórios que armazenam dados das empresas, com um custo muito menor e de maneira escalável.

Data Lakes são projetados para coletar, importar e processar dados. Por isso, eles são mais eficientes do que os Data Warehouses.

Diferenças entre Data Warehouse x Data Lake

A principal diferença entre os dois é que na prática, enquanto o uso do Data Lake são para  armazenamento e processamento dados brutos, para os quais as empresas ainda não definiram um objetivo, no Data Warehouse são encontrados apenas dados que já foram processados e que têm um propósito dentro da organização.

É comum inclusive que as informações armazenadas em um Data Lake, uma vez trabalhadas, sejam transferidas para um Data Warehouse para serem mantidas permanentemente.

Encontramos também outras diferenças importantes para colocar:

  • Data Lake talvez se torne um Data Warehouse, mas nunca o inverso;
  • Data Warehouse já tem um proposito para análise, Data Lake não;
  • Data Lake tem estrutura váriavel já o Data Warehouse possui estrutura estática;
  • os Data Warehouses armazenam apenas dados estruturados que já foram processados para uma finalidade específica;

BUSCA

CATEGORIAS DO BLOG

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimos Posts

Quer RECEBER MAIS CONTEUDOS COMO ESTE Posts?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso Completo Pentaho Data Integration:

Aprenda ETL