Power BI x Excel qual é o melhor?

O que é Power BI?

O Power BI é um serviço de análise de negócios da Microsoft lançado a 24 de julho de 2015. O objetivo do Power BI é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.

Para entender um pouco melhor o que é e como funciona o Power BI:

https://blog.rugnabcontrol.com.br/o-que-e-e-quais-sao-os-beneficios-de-usar-o-power-bi/

O excel por sua vez é a ferramenta mais usada e conhecida dentro das empresas, mas isso não garante que a mesma seja a melhor.

Entre Power BI e Excel qual é a melhor ferramenta?

O Power BI e o Excel são ambos da Microsoft, mas sem sombras de duvidas o melhor é o:

Power BI!

O excel mesmo sendo a ferramenta mais conhecida fica para trás nessa competição, o Power BI oferece recursos poderosos de análise e geração de relatórios, com uma facilidade grande de criar relatórios interativos e realizar relacionamentos entre tabelas acaba deixando o excel para trás em muitos outros aspectos também, mas mesmo com essa superioridade vamos também visualizar que os dois se complementam em certo ponto,

Power BI + Excel como os dois se complementam?

Como vimos anteriormente, o Power BI é otimo para criar visualizações poderosas e intuitivas para a tomada de decisão, mas da onde vem esses dados..

É ai que o Excel entra! Mesmo tendo uma capacidade pequena de armazenamento de dados e não sendo um postgres, mysql, etc.. As empresas como já estão familiarizadas a trabalhar com o Excel, vão utiliza-lo como ponte (uma base de dados) a ser exportada e trabalhada dentro do Power BI.

Vamos ver algumas comparações entre o Power BI e o Excel:

1-Armazenamento e velocidade a uma Grande Quantidade de Dados

Com uma crescente na quantidade de dados que são gerados pelas empresas, soluções antigas como o uso do Excel, que trava e/ou somente aguenta uma quantidade limitada de linhas, acabaram ficando obsoletas.

Sobre a nova perspectiva desse aumento e observando uma nova e futura demanda que o mercado estava precisando de uma ferramenta que servisse para aguentar mais dados e tivesse um BI para análise de dados melhor, a partir desse ideal foi criado então o Power BI.

O Power BI vem com poderosos algoritimos de compactação e isso impacta diretamente na visualização e criação de relatórios.

Dentro do Excel, por exemplo, seria impossível visualizar e abrir enormes quantidades de dados como um arquivo csv de 400 MB em um computador, o que torna impossível a análise e a criação de relatórios no Excel.

Agora imagine ter todos os seus arquivos, conectados e analisados usando apenas uma fração desse tamanho de arquivo? Isso se tornou uma realidade com o Power BI da Microsoft, que usa algoritmos de compactação para importação e armazenamento de dados.

2- Pacote: Power BI Desktop, Online e App

O Power BI consiste em vários elementos que trabalham juntos, começando com estes três elementos básicos:

Um aplicativo de desktop do Windows chamado Power BI Desktop.

Um serviço SaaS (software como serviço) online chamado de serviço do Power BI.

Aplicativos móveis do Power BI para dispositivos Windows, iOS e Android.

Além desses três elementos, o Power BI também apresenta dois outros:

Power BI Report Builder: para criar relatórios paginados para compartilhar no serviço do Power BI. 

Servidor de Relatórios do Power BI: um servidor de relatório local em que você pode publicar os seus relatórios do Power BI, depois de criá-los no Power BI Desktop. 

3- Montagem Simples e Intuitiva de Relatórios

O Power BI possui diversos tipos de visualizações que facilitam a montagem dos relatórios, além das que ficam no canto superior direito, tem muitas outras que podem ser importadas para o Power BI Desktop.

4- Recursos de Segurança em Nível linha

No Excel o que era muito difícil de realizar como Adicionar Segurança em Nível de Linha (RLS), agora pode ser feito facilmente por quem não sabe programar. Um bom exemplo do uso de RLS é garantir que os funcionários só possam ver dados relevantes para sua posição.

Dentro do Power BI, adicionar esses filtros de acesso é feito de modo simples e para configurar o (RLS), é só adicionar os indivíduos ou grupos de acordo com às funções por meio do Power BI Service online.

Um vez que o relatório for publicado no Power BI Service, os indivíduos ou grupos do Office 365 podem ser adicionados a diferentes funções através da opção Security, quando você clica com o botão direito do mouse em um dataset.

Conclusão

Mesmo o Power BI ganhando essa luta, o Excel como vimos anteriormente também pode ter e exercer um papel, já que o mesmo sair de linha é quase impossível por ser a ferramenta mais utilizada no passado e hoje em dia.

BUSCA

CATEGORIAS DO BLOG

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimos Posts

Quer RECEBER MAIS CONTEUDOS COMO ESTE Posts?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso Completo Pentaho Data Integration:

Aprenda ETL