Principais Fases de Implantação de um Projeto de BI

O que é um Projeto de BI?

Um Projeto de BI é quando utilizamos de metodologias, softwares e processos com o objetivo transformar os dados  para se ter uma visão estratégica na tomada de decisão.

Quais são os principais benefícios dos Projeto de BI?

Mas afinal, vale a pena implantar um Projeto de BI?

A resposta é que vale muito a pena! 

Entre os diversos benefícios como insights e visão estratégica que abordamos no começo, os projetos de BI trazem também simulações, métricas, KPI’s e o controle sobre o panorama de forma 360º – de forma macro e detalhada no mesmo relatório – tudo isso gera um entendimento muito profundo e visões jamais vistas para o negócio tomar a decisão de uma forma que o riscos diminuam e o potencial lucro aumente.

Quais são as principais fases de um Projeto de BI?

Depois de visualizarmos os diversos benefícios  que os Projetos trazem para as empresas e tendo em mente que vale muito a pena te um, entraremos agora de forma prática como funcionam as etapas de implantação, começando pela:

1- Planejamento

O primeiro passo é o planejamento, para que um projeto seja bem sucedido, é necessário ter o conhecimento prévio do que se quer realizar,

Por exemplo: Montar um dashboard para saber o quanto da minha campanha publicitária deu de resultado.(Mas quero ter a visão também por genero, região, produtos que mais venderam…) 

Com o levantamento de todas as demandas, visualizando o macro do que quer ser analisado, passamos agora..

2- Ferramenta e Metodologia

Agora que sabemos tudo o que queremos, passamos para a parte onde devemos escolher a melhor metodologia e ferramenta para que tudo aquilo que foi levantado seja desenvolvido do melhor jeito.

Se não for realizar de forma interna, escolha um fornecedor que esteja apto e seja experiente neste meio e que te passe todos os custos fixos que a melhor ferramenta te trará no futuro(se trouxer).

3- Local de Armazenamento

É um momento muito importante para o Projeto, como hoje a maior parte das empresas lidam com BIG  DATA e você provavelmente, se não lida, terá que lidar em um futuro bem próximo, o local onde ficaram armazenados os dados se faz importante não só em relação a arquitetura de como estes dados serão puxados para a ferramenta de BI  como também os custos que vão estar envolvidos no armazenamento.

O Local de Armazenamento (Storage) vai ter como objetivo armazenar de forma inteligente os dados, para que seja disponibilizado somente parte – colunas- para fazer determinadas análises e não precisar integrar(puxar)  de forma integral todos os dados do banco.

4- Tratamento da Base de Dados

O tratamento dos dados é o próximo passo e onde muitas empresas acabam falhando e isso ocorre muitas vezes por que o passo numero um, não foi determinado da melhor forma para o projeto.

O exemplo mais comum de ferramenta que se tem hoje no mercado e que causa esse erro é o Excel. Muitas empresas por não terem o conhecimento em relação a realização de projetos de BI, optam pela ferramenta mais conhecida do mercado o Excel e é onde normalmente o começam erros do tipo informações erradas e não precisas.

Isso ocorre, pois o excel, além de não suportar muitas quantidades de dados e travar, não tem a melhor solução para tratamento dos dados.

O tratamento deve ser realizado com ferramentas especificas para garantir que o projeto tenha informações precisas e o tratamento ocorra de forma correta.

5- Relacionamento das Tabelas

Após o tratamento, chegamos no processo de relacionamento.

Nesta etapa tem que ser realizado um estudo para visualizar quais tabelas que estão vindo da base de dados são fatos ou dimensões. É importante também em alguns casos criar as dimensões para que o relacionamento consiga fluir entre as tabelas.

Com o relacionamento, obtemos algo muito importante que é a conectvidade entre informações complementas que estão em diferentes tabelas.

6- Modelagem

 Após o tratamento e relacionamento, agora podemos dar start na parte de modelagem.

Nesta etapa vamos filtrar as informações e criar os principais indicadores e métricas para o dashboard, agora os dados podem ser levados a diversas dimensões e filtrarem informações cruciais a serem realizadas.

7- Criando o Dashboard

Agora chegamos na nossa ultima etapa.

Com todas as etapas concluídas a cima, temos uma base e tabelas sólidas, tratadas e relacionadas. Tudo pronto para ser utilizado da melhor forma e sem resultados errados.

Para finalizar criamos um relatório inteligente, dinâmico que apresenta uma estratégia e realizar esta analise que pode abranger qualquer e todos aspectos do negocio (financeiro, comercial, operacional ,etc.) gerando um relatório estratégico, com Panorama Completo Interativo. 

Trazendo tudo da melhor forma para se ter uma tomada de decisão ágil e assertiva.

BUSCA

CATEGORIAS DO BLOG

Projetos de BI

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimos Posts

Quer RECEBER MAIS CONTEUDOS COMO ESTE?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso Completo Pentaho Data Integration:

Aprenda ETL